Confira as principais tendências de mercado para 2022

Confira as principais tendências de mercado para 2022

O ano de 2021 acabou e o momento ideal para fazer o planejamento da empresa para esse ano é agora. Mas antes de sair por aí definindo objetivos, planos e metas, é essencial saber quais são as tendências de mercado para 2022.

Isso para que todos os colaboradores estejam alinhados com as oportunidades que estão surgindo no mercado e desenvolvam as competências e habilidades necessárias para atingir bons resultados para a empresa. Por isso, nós elencamos algumas das tendências de mercado para 2022.

Quais são as tendências de mercado para 2022?

Primeiramente, é importante entender as macrotendências. Elas fazem parte das tendências de mercado para 2022 e se baseiam na forma como a sociedade se comporta e evolui.

Nesse âmbito, incluímos as diferentes tendências da economia, que passam a ser mais voltadas para propósitos grandiosos, porém com simplicidade na resolução, posicionamentos de marcas e proximidade ao consumidor.

Tendências e estratégias de governança, como ESG (Environment, Sustainability and Governance), também surgem e ganham espaço como tendências de mercado, já que buscam transformar organizações em ambientes mais inclusivos, éticos e que respeitem o ambiente, preservando-o para gerações futuras.

  • Tendências de marketing

Se a forma como o consumidor se comunica vem mudando, consequentemente os esforços de marketing de uma empresa também passam por alterações.

Uma das tendências de mercado para 2022 é a mudança de canais entre consumidores e empresas. Além de oferecerem experiências personalizadas ao cliente, as empresas devem estar atentas à preservação de dados, mas mantendo a velocidade de contato entre os envolvidos na negociação e proporcionando interação híbrida, dinâmica e muito mais.

Traçar um simples perfil de comportamento simples do consumidor não será mais tão eficaz, já que agora os clientes tomam decisões estimulados por valores e pelas causas que as marcas defendem.

  • Tendências de tecnologia

A tecnologia é um fator crucial nos dias de hoje e, portanto, uma das maiores tendências de mercado para 2022.

Palavras como Blockchain (banco de dados digital, com informações registradas de maneira segura, por meio das quais se podem confirmar transações com confiabilidade e anonimato), drones, impressora 3D, inteligência artificial, internet das coisas, realidade aumentada, realidade virtual, robótica, logística 4.0, entre outras, ficam cada vez mais comuns e rotineiras.

Muitas empresas aliam essas tecnologias para chegar mais facilmente aos consumidores e, mais importante, de forma certeira e profissional. Por isso, ignorar as tendências proporcionadas pela tecnologia pode ser um grande erro.

  • Tendências de automação

Atualmente, é comum ver máquinas fazendo a função de humanos e as perspectivas de especialistas preveem que a automação estará mais visível no dia a dia da sociedade. Isso deve mudar o mercado de trabalho como um todo, já que muitas profissões devem acabar e outras surgir, como a curadoria de inteligência artificial.

Essa tendência de mercado provavelmente vai alterar o nível de exigência de competências e habilidades humanas, mudando a forma como as pessoas se comunicam, aprendem, se posicionam e, consequentemente, se relacionam entre si e com as máquinas.

A automação exigirá novas capacidades dos colaboradores e das empresas, novas formas de contratações e modelos de trabalho remoto e híbrido.

  • Tendências de sistemas de gestão

Uma vez que as empresas estão se adaptando às novas tendências de mercado e implantando inovações tecnológicas e automação, é importante que tenham excelentes ferramentas de gestão e dados.

Sistemas como o ERP Argos, por exemplo, permitem que os gestores tenham em mãos recursos e funcionalidades que proporcionam maior controle e precisão do fluxo financeiro, contábil, comercial, de gestão de pessoas, entre outros.

O ERP faz parte da era da tecnologia da nuvem, que traz o ambiente de TI da empresa para servidores mais próximos, facilmente acessíveis de qualquer lugar do mundo. Ele passa a funcionar como uma espécie de conector entre a empresa, os processos e as múltiplas plataformas digitais que ela utiliza.

Conclusão

A verdade é que a automação e as mudanças tecnológicas já são realidade e se fazem presentes em todas as áreas e segmentos, independentemente do porte das empresas. As tendências de mercado mencionadas aqui ultrapassam o limite de tempo de um ou dois anos, já que a sociedade está mudando rapidamente em um prazo indeterminado.

O convívio entre máquina e humanos não é mais uma tendência de mercado, e sim um fato. Na era pós-digital, adaptar-se não é diferencial, mas quesito básico. Isso porque a tecnologia vem mudando a forma como as pessoas trabalham, estudam, se comportam e se relacionam. As empresas que não se adaptarem estarão fadadas ao fracasso.

Atualmente, são as grandes empresas que tomam a iniciativa de implantar as tendências de mercado, o que não impede que pequenas e médias também o façam. Algumas empresas tentam implantar o maior número de tendências, o que não é necessariamente obrigatório.

O importante é que no mínimo as corporações conheçam e entendam as tendências de mercado para que possam identificar o que podem ou não aplicar no planejamento estratégico 2022 e na gestão de longo prazo.

Compartilhar


Bem Vinda(o) ao Grupo In4! Por favor, escolha a área que deseja conversar e teremos todo o prazer em lhe atender.
//
Fale com um consultor (AL)
Fale com nossos especialistas da região de Alagoas
//
Fale com um consultor (PE)
Fale com nossos especialistas da região de Pernambuco
Fale com um consultor