Erros tributários que sua empresa não pode cometer

Erros tributários que sua empresa não pode cometer

Não adianta a empresa ter uma boa estratégia comercial e bons produtos, ela precisa também contar um bom planejamento contábil e evitar ao máximo cometer erros fiscais.

Para ajudá-lo nessa questão, montamos um guia com os 5 principais erros fiscais que você precisa evitar para impulsionar o crescimento da sua empresa. Confira!

1 – Definir alíquotas erradas

A alíquota é uma variável do cálculo de impostos, que pode aumentar ou diminuir o valor a ser pago. Você deve saber que cada imposto tem a sua própria alíquota, e é nessas horas que muitos empreendedores cometem erros.

Ao escolher uma alíquota equivocadamente, você tem dores de cabeças para emitir as suas notas fiscais, principalmente em relação ao ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e o ISS (Imposto Sobre Serviço).  A alíquota do ICMS varia em cada estado e deve ser selecionada corretamente (muita atenção). Isso quer dizer, por exemplo, que o transporte de uma mercadoria entre os estados de Rio de Janeiro e São Paulo pode não ser tributado da mesma forma do que entre o estado de Alagoas e a Bahia. Já o ISS é um tributo municipal e varia em cada prefeitura. Ele está relacionado à prestação de serviços. Se você vende produtos pela internet, por exemplo, fique muito atento à alíquota desse imposto.

Esses erros tributário pode configurar a sonegação de impostos, levando ao pagamento de multas.

2 – Deixar o planejamento tributário em segundo plano

Você pensou em pagar menos impostos sem desrespeitar as leis? Saiba que isso é possível com um planejamento tributário bem realizado. Esse planejamento evita a incidência indevida de impostos, permite o aproveitamento de regras de isenções e retarda o pagamento multas.

O planejamento tributário melhora o posicionamento de sua empresa no mercado, pois você tem o conhecimento necessário para precificar corretamente os seus produtos e serviços. Consequentemente, você sai na frente de seus concorrentes e consegue atrair mais clientes.

3 – Não emitir Nota Fiscal

Liderando a lista dos erros fiscais mais comuns está a não emissão de notas fiscais. Algumas pessoas não sabem, mas o fato de não emitir esse comprovante fiscal é considerado uma prática criminosa, conforme dispõe a Lei 4.729/65.

Ainda, ao incorrer nessa prática fiscal perigosa, você poderá arcar com penalidades, como por exemplo, a incidência de multas cumulativas, que podem variar entre 10% a 100% em cima do valor de cada nota fiscal processada. Em caso de dúvida sobre o dever da emissão, não hesite em consultar o seu contador.

4 – Não armazenar o .XML da nota fiscal 

O .XML é o formato eletrônico das notas fiscais. É nele que constam todas as informações das vendas, como por exemplo, os impostos incidentes e o CNAE. O arquivo .XML é uma forma de facilitar o armazenamento e a fiscalização. Por isso, a Lei 5.172 em seu artigo 173, estabelece que esse arquivo seja guardado pelo período de 5 anos, podendo a Receita Federal solicitá-los a qualquer momento dentro desse prazo.

5 – Não ter um bom contador

Ainda há alguns empresários que arriscam não contar com a ajuda de um bom contador. O indicado é dispor de um profissional especialista na área, para que exista uma adequada qualificação no acompanhamento financeiro e nas obrigações tributárias da empresa, de forma a permanecer legalizada e evitar erros fiscais. Se os serviços contábeis são bem prestados, sua empresa só tem a ganhar com a transmissão de credibilidade e transparência.

É preciso ficar atento para não cometer deslizes fiscais e acabar comprometendo o seu negócio. Sempre busque o auxílio de um profissional contábil para garantir um melhor direcionamento na área tributária.

Tem alguma dúvida? Clique aqui para conversar com um especialista e saber mais.

 

Compartilhar


Bem Vinda(o) ao Grupo In4! Por favor, escolha a área que deseja conversar e teremos todo o prazer em lhe atender.
//
Fale com um consultor (AL)
Fale com nossos especialistas da região de Alagoas
//
Fale com um consultor (PE)
Fale com nossos especialistas da região de Pernambuco
Fale com um consultor