Como fazer um bom planejamento estratégico para 2022

Como fazer um bom planejamento estratégico para 2022

2021 está acabando e este é o momento ideal para desenvolver um bom planejamento estratégico para 2022. As empresas que mais se destacam na mídia, na avaliação dos consumidores e nos segmentos em que atuam, são aquelas que sabem os motivos pelos quais nasceram e sabem como atingir os objetivos de curto, médio e longo prazo.

Neste artigo, nós separamos 5 dicas para você fazer de forma simples e prática o planejamento estratégico da sua empresa para 2022.

O que é Planejamento Estratégico?

Para que uma empresa atinja o sucesso, são necessários pelo menos três passos. O primeiro é ter objetivos claros para a organização, o segundo é o planejamento estratégico e o terceiro é a execução. Quando uma empresa falha no cumprimento de um dos passos, as chances de o negócio dar errado são grandes.

Os objetivos são o norte da empresa. O planejamento estratégico, uma espécie de mapa, que mostra os possíveis caminhos para chegar até o destino. E a execução é o trajeto em si. É por meio do planejamento estratégico que o sucesso se torna factível, já que ele permite uma visualização de curto, médio e longo prazo. Assim, a empresa consegue direcionar, organizar e tornar os processos mais eficientes. É aconselhável que toda e qualquer empresa, independentemente do porte ou segmento de atuação, tenha um planejamento estratégico. E mais: que envolva todas as equipes, times e níveis da empresa para que juntos, CEOs, líderes e colaboradores, trabalhem com o mesmo foco, na mesma direção.

Tipos de planejamento estratégico

Existem vários tipos de planejamentos. Vamos focar aqui nos três principais, que tratam do curto, médio e longo prazo de uma empresa.

Planejamento operacional (curto prazo)

Esse tipo de planejamento garante o andamento saudável na rotina diária da empresa. Ou seja, é a gestão de processos organizacionais que garante que as metas e os objetivos definidos no planejamento estratégico estejam em pleno funcionamento no dia a dia.

Planejamento tático ou gerencial (médio prazo)

O planejamento tático ou gerencial funciona como um suporte e apoia os planos estratégicos de alto nível, sendo dividido em várias partes práticas como: planejamento de marketing, de vendas etc. O planejamento tático se propõe a elaborar um plano de ataque a médio prazo (até 2 anos).

Planejamento estratégico (longo prazo)

É no planejamento estratégico que devem estar espelhados os principais objetivos, metas e decisões de longo prazo da empresa. O plano estratégico geralmente define o futuro da empresa entre 2 e 10 anos e pode incluir pontos como:  expansão, definição sobre aquisição de novos equipamentos, planos para buscar investidores no mercado, desenvolvimento de novos produtos, entre outros.

5 dicas para um bom planejamento estratégico

  1. Faça um diagnóstico realista da situação da empresa
  2. Fortaleça a identidade organizacional
  3. Defina metas realistas e estipule indicadores de sucesso
  4. Construa um plano de ação factível
  5. Faça o acompanhamento e a análise do plano de ação

E para organizar e acompanhar todo esse planejamento estratégico e ter eficiência na gestão da sua empresa, você precisa de um bom ERP. Convidamos você para conhecer o ERP Argos. Entre em contato conosco para que você possa conversar com um especialista que irá lhe ajudar.

Compartilhar


Bem Vinda(o) ao Grupo In4! Por favor, escolha a área que deseja conversar e teremos todo o prazer em lhe atender.
//
Fale com um consultor (AL)
Fale com nossos especialistas da região de Alagoas
//
Fale com um consultor (PE)
Fale com nossos especialistas da região de Pernambuco
Fale com um consultor