O que é Análise de Risco e como fazer?

Mesmo com um bom planejamento, em qualquer tipo de projeto, empreitada ou investimento, estamos sujeitos a imprevistos que fogem do nosso controle e podem afetar significativamente o resultado desejado. Por isso, é necessário se preparar com uma boa análise de risco. A análise de risco é de suma importância, ajudando os gestores a preverem os impactos negativos e a mitigarem cada um deles.

Quando bem realizada, a análise de risco ajuda a compreender melhor os riscos aos quais a empresa está exposta, permitindo criar planos de ação que evitem essas situações. Quer entender melhor o que é Análise de Risco e como fazer? Confira o artigo que preparamos para você.

O que é análise de risco?

A análise de risco é um processo pelo qual uma empresa avalia a probabilidade de acontecer determinados imprevistos, eventos negativos e incertezas decorrentes ou durante determinada ação. Por meio desse processo, o gestor consegue identificar os problemas que podem surgir e impactar negativamente o negócio ou projeto.

Os riscos são definidos pela descrição da incerteza, pela sua probabilidade de ocorrência e por quais impactos eles causam se forem concretizados. Em teoria, não existe um limite para os riscos que podem afetar um projeto qualquer.

Esse gerenciamento de risco pode ser feito em diferentes setores da empresa, como por exemplo: na análise de risco financeiro, avaliando os possíveis prejuízos de determinado investimento. Na área de projetos, conhecendo os possíveis problemas na operação da empresa.

Quais as vantagens?

  • Planejar a tomada de decisão e respostas rápidas em caso de falhas;
  • Identificar o impacto e criar um plano de ação para se antecipar às mudanças; 
  • Aprimorar os processos da empresa; 
  • Analisar se os riscos são compensados pelos benefícios; 
  • Antecipar e reduzir o efeito dos resultados negativos de eventos adversos; 
  • Implementar controles de segurança para mitigar os riscos; 
  • Identificar, classificar e comparar o impacto geral dos riscos em diferentes aspectos da empresa.

Como fazer a análise de risco?

1- Entenda os diferentes tipos de risco.

2- Riscos desconhecidos.

3- Riscos conhecidos.

4- Riscos positivos.

5- Riscos negativos.

6- Riscos gerais.

7- Riscos individuais.

8- Faça um planejamento.

9- Liste os riscos.

10-Faça uma análise qualitativa e quantitativa.

11-Crie um plano de resposta.

12-Monitore os riscos (muito importante). 

Como o Argos pode lhe ajudar?

Mesmo utilizando as técnicas citadas acima, fazer uma análise de risco exige que o gestor tenha controle sobre todos os processos da organização. Para isso, é preciso contar com um sistema de gestão eficiente .

Sistema de Gestão Argos é ideal para que você tenha este controle forma precisa e eficaz, através de dashboards com indicadores que irão lhe auxiliar nas tomadas de decisões. Convidamos você a conhecer o ERP Argos Entre em contato conosco para que você possa conversar com um especialista que irá lhe ajudar.

Posts Similares

Story