Qual o momento ideal para fazer a troca de ERP?

Qual o momento ideal para fazer a troca de ERP?

Alguns dos sinais de que está no momento de realizar uma troca no sistema de gestão de uma empresa, como processos travados e empresa parada, passam despercebidos pela alta direção do negócio, mas são evidentes para a equipe operacional.

Isso se dá porque, muitas das vezes, as lideranças encaram o ERP como uma despesa ao invés do que ele realmente é: um investimento.

Enterprise Resource Planning (ERP)que traduzindo significa Planejamento dos Recursos da Empresa, é o software que faz toda a gestão operacional da empresa, integrando todas as áreas do negócio. Esse software faz com que cada informação seja computada de forma a atender a todas as áreas que dela necessitam, sem gerar retrabalho ou necessitar de reinserção de dados.

Portanto, o ERP faz parte da estrutura das empresas, assim como suas instalações físicas, pavilhões, máquinas e mão-de-obra. Ele compreende toda uma camada de dados e informações do empreendimento, que vai dar condições ao empresário de tomar as melhores decisões diante de cada cenário.

Por que trocar de ERP?

O ERP (Planejamento de Recursos Empresariais) se tornou um sistema indispensável para as organizações, pois permite a administração de todos os recursos e a sua utilização de forma otimizada.

Com o tempo, vários motivos podem fazer com que as empresas considerem trocar de ERP — desde o custo-benefício até a adoção de um programa que esteja realmente adequado ao seu ritmo de crescimento. Veja, abaixo, algumas das principais razões para essa medida.

  • Modernização de processos

  • Crescimento da empresa

  • Integração incompleta

Qual o momento ideal para trocar de ERP?

Para tomar uma decisão segura, é indicado ficar atento a como o sistema atual impacta a empresa, se está sendo mais vantajoso ou desvantajoso. Acompanhe quais são os sinais de que é hora de trocar o ERP.

  • Funcionalidades obsoletas

  • Falhas de segurança

  • Baixo nível de escalabilidade

  • Suporte ruim por parte da prestadora de serviços

O que considerar na troca do Sistema ERP?

A escolha do ERP envolve muitos aspectos, e um deles diz respeito ao atendimento dos requisitos que a empresa aponta como essenciais. Outro ponto importante refere-se à implantação desse ERP, pois é necessário que a software-house tenha uma equipe competente, com expertise no negócio da empresa compradora.

Vale destacar que o momento da implantação é muito rico, pois são levantados todos os processos da empresa. É nesse contexto que surgem discussões e informações que podem apontar para novos caminhos, com o objetivo de elevar a produtividade da empresa, obtendo melhores resultados.

Isso porque, ao que se observa, as empresas estão tão acostumadas com os seus processos que já não visualizam o que pode ser mudado e melhorado. Assim, nesses momentos, uma visão de fora (como é o caso do implantador) é muito bem-vinda, porque pode trazer muitas análises diferentes, além de melhorias nos processo.

Portanto, o momento certo para trocar de ERP é quando a empresa quer melhorar o seu nível de gestão!

Como escolher o melhor ERP?

  • Defina a expectativa da empresa quanto ao ERP

  • Busque um bom fornecedor

  • Evite um ERP que exija muito suporte técnico

O que observar ao escolher um bom fornecedor na troca de ERP?

  • Informe-se sobre a expertise na área

  • Veja quais são as condições de contrato

  • Pergunte sobre o funcionamento do suporte

  • Analise a escalabilidade e integrações

  • Observe a garantia oferecida

Quais são os principais erros cometidos ao trocar de ERP?

  • Downgrade

  • Perda de dados

  • Cancelamentos de contratos antecipados

Como saber qual é o melhor Sistema ERP?

Saber qual o ERP mais adequado depende das suas necessidades e do que é importante para a sua empresa, mas é fundamental levar em consideração a aderência, a expertise, a estrutura para implementação, a confiabilidade e porte do fornecedor.

Outro aspecto importante é compreender que preço não deve ser o fator de decisão, pois uma nova troca no futuro vai custar muito mais caro do que escolher agora a opção que melhor atenda a sua empresa.

Então, que tal começar o processo de troca? O primeiro passo é selecionar possíveis fornecedores para a escolha. Pesquise empresas que trabalhem com o seu segmento de mercado, consulte seus clientes e fornecedores, visite essas empresas e conheça como elas trabalham. Somente dessa forma você poderá fazer a escolha que melhor se adeque à realidade da sua empresa.

Esse conteúdo ajudou você a entender melhor o processo de troca e qual o momento certo para trocar de sistema ERP? Convidamos você a conhecer o ERP ArgosEntre em contato conosco para que você possa conversar com um especialista que irá lhe ajudar.

Compartilhar


Bem Vinda(o) ao Grupo In4! Por favor, escolha a área que deseja conversar e teremos todo o prazer em lhe atender.
//
Fale com um consultor (AL)
Fale com nossos especialistas da região de Alagoas
//
Fale com um consultor (PE)
Fale com nossos especialistas da região de Pernambuco
Fale com um consultor