Contingência offline da NFC-e: Como e quando utilizar?

Contingência offline da NFC-e: Como e quando utilizar?

Com todo processo de emissão da NFC-e online, você sabe como proceder caso não tenha comunicação com a SEFAZ? A emissão de NFC-e em Contingência permite com que você realize a sua venda mesmo quando não houver conexão. No entanto, você precisa estar atento à sua funcionalidade e aos cuidados que deve tomar com o uso dessa modalidade.

Neste post, você saberá como utilizar a contingência off-line da NFC-e, suas vantagens e os principais pontos que demandam cuidados da empresa em sua emissão.

O que é NFC-e em contingência?

Diante do intenso fluxo do dia a dia, a sua empresa não pode parar, certo? A emissão de notas fiscais também não!

Esse processo deve ocorrer quando não for possível enviar o documento ou que o estabelecimento não receba a resposta da SEFAZ. Essa resposta diz respeito a autorização que a Secretaria da Fazenda para que o estabelecimento utilize esse método em casos de problemas técnicos.

Existem várias causas possíveis para que um ERP ou PDV emitente de NFC-e entre em modo de contingência. Por exemplo, quando ocorrem problemas técnicos de comunicação entre o seu software e os servidores da Secretaria da Fazenda, seja por problemas na internet do estabelecimento ou instabilidade nos web services da SEFAZ.

Diante disso, a Contingência off-line da NFC-e é um processo essencial para quando houver problemas técnicos na comunicação. Isso propicia a empresa maior autonomia em suas ações, visto que na ocorrência de problemas na comunicação, que podem impossibilitar a autorização do FISCO, o procedimento pode ser acionado sem impedir a realização da venda.

Como emitir NFC-e em Contingência Offline?

Primeiramente, é importante notar que a nota não será emitida imediatamente para a SEFAZ. O XML da NFC-e deve ser salvo para enviá-lo à SEFAZ quando a internet ou os web services estiverem estáveis e disponíveis novamente. Só então a NFC-e será realmente autorizada. O prazo para enviar e obter essa autorização é até 24 horas após a geração do XML.

É importante você saber que na NFC-e em contingência deve conter, obrigatoriamente, os detalhes da venda, como data e hora e, ainda, que ela foi emitida em contingência.

Cuidado com a emissão de NFC-e em Contingência

Não existe necessidade de autorização prévia pelo FISCO para a entrada do modo em contingência. No entanto, fica um alerta que a emissão de NFC-e em contingência deve ser tratada como exceção, sendo regra a emissão de NFC-e com autorização em tempo real. Isso porque, se o FISCO perceber que o seu estabelecimento utiliza de maneira exagerada e sem justificativa a emissão de NFC-e em contingência, ele pode pedir esclarecimentos e até restringir a utilização dessa modalidade.

Armazenamento de NFC-e em contingência

É importante lembrar que você tem que guardar, obrigatoriamente, o arquivo das notas por, no mínimo, 5 anos, pois o FISCO, mesmo já tendo recebido as NFC-e para autorização, pode pedi-las em algum momento para fiscalização. Além disso, pode evitar futuros problemas caso precise esclarecer algumas informações com o FISCO.  Então, um Software de Gestão eficiente, que seja capaz de emitir relatórios e fazer a guarda das notas, é um ótimo parceiro para sua empresa.

Cuidado com a infraestrutura da sua empresa

Já imaginou emitir a NFC-e em contingência e perder as informações antes delas estarem na base de dados do FISCO? Para evitar situações como essa, invista na infraestrutura de software e hardware de sua empresa. Esse tipo de investimento é fundamental para o sucesso do seu negócio. Ter um software que proporcione a tranquilidade operacional e uma conexão confiável com a internet irá garantir um dia a dia sem sustos na sua empresa.

Como o Argos pode lhe ajudar?

O Sistema de Gestão Argos é ideal para que você tenha este controle e armazenamento de forma precisa e eficaz. Convidamos você a conhecer o ERP Argos.

Entre em contato conosco para que você possa conversar com um especialista que irá lhe ajudar.

Compartilhar


Bem Vinda(o) ao Grupo In4! Por favor, escolha a área que deseja conversar e teremos todo o prazer em lhe atender.
//
Fale com um consultor (AL)
Fale com nossos especialistas da região de Alagoas
//
Fale com um consultor (PE)
Fale com nossos especialistas da região de Pernambuco
Fale com um consultor