A importância dos dashboards e benefícios para a gestão do seu negócio

A importância dos dashboards e benefícios para a gestão do seu negócio

Entenda o que é um dashboard de negócio e quais benefícios que você pode obter ao aplicá-los em sua empresa.

O gestor precisa tomar conhecimento do que está acontecendo em seu negócio, sem deixar de manter o controle operacional do dia a dia, para tomar decisões rápidas e se preparar para decisões estratégicas com informações confiáveis.

O dashboard pode ser usado como facilitador, já que essa ferramenta pode te ajudar a manter diversas informações que são produzidas pelos setores da sua empresa, compiladas e organizadas, além de facilitar a interpretação dos dados para controles internos e planejamentos estratégicos e ser fundamental para obter insights que possam alavancar a gestão do seu negócio.

O que é dashboard?

É uma apresentação visual, de fácil compreensão, onde são mostrados os principais indicadores de desempenho, ou KPIs, definidos por uma organização para monitorar se sua operação está no caminho certo para atingir os objetivos do negócio.

De forma geral, o dashboard tem as seguintes funcionalidades:

  • Mostrar indicadores e métricas de forma objetiva e clara
  • Embasar a tomada de decisão
  • Acompanhar o desempenho da empresa
  • Facilitar o monitoramento de dados.
  • Promover a transparência corporativa.

7 benefícios dos dashboards para impulsionar a gestão do seu negócio

1 – Auxilia na tomada de decisões

Os dashboards podem centralizar todas as informações importantes sobre os projetos da sua empresa como investimentos, atividades, KPIs, prazos de entrega e recursos disponíveis. Com isso, é possível reduzir a chance de erros e prejuízos, permitindo uma visão mais abrangente do status do seu negócio, além de facilitar de forma mais ágil e eficiente, no processo de tomada de decisões da sua empresa.

2 – Organização de informações

Permite organizar as informações da sua empresa por área, prioridade, metas e resultados com o auxílio de gráficos para uma melhor compreensão. Assim, gestores e equipes podem realizar análises de cruzamentos de informações confiáveis e validadas, tornando as tomadas de decisão mais práticas e eficientes.

3 – Transparência de informações

Com o acesso aos indicadores e resultados da empresa de forma fácil e integrada, a gestão corporativa poderá manter a transparência das informações com sua equipe, além de facilitar a comunicação interna entre todos os colaboradores, gerando mais engajamento e aprimoramento de metas e estratégias de negócios para atingir um desempenho de alto nível.

4 – Otimização de tempo e recursos

Com o uso dos dashboards, as informações ficam consolidadas em um único painel, otimizando a comparação de rotinas diárias, semanais ou mensais e, dessa forma, há um ganho de tempo com atividades manuais e complexas. Consequentemente, os recursos utilizados nessas atividades podem ser alocados em outras tarefas mais relevantes ao projeto.

5- Alinhamento estratégico

Com a integração das informações consolidadas em um único painel, os dashboards podem simplificar todo o fluxo de dados e processos da sua empresa, proporcionando uma gestão mais ágil e efetiva, capaz de alinhar estratégias, ações e decisões para o crescimento do negócio.

6 – Automatização dos indicadores de gestão

O uso de tecnologia a favor do seu negócio pode ser um ótimo benefício, quando alinhado a um planejamento estratégico eficiente. Com a automatização dos dados e informações do seu negócio em um único ambiente, além propiciar uma economia de tempo, pode ser um diferencial que vai ajudar a empresa a ter clareza e uma visão mais ampla sobre suas metas e desempenho.

7 – Maior integração entre departamentos

O acesso rápido a informações confiáveis do negócio também ajuda no desenvolvimento da equipe. Além de facilitar a participação integrada das equipes de trabalho com esse recurso, é fácil perceber o maior envolvimento dos profissionais, que se comprometem mais com os objetivos definidos para o projeto.

Agora que você já sabe a importância dos dashboards na gestão da sua empresa, confira na prática como utilizar o Dashboard de forma eficaz com o ERP Argos. Convidamos você a conhecer o ERP Argos. Entre em contato conosco para que você possa conversar com um especialista que irá lhe ajudar.

Compartilhar


Bem Vinda(o) ao Grupo In4! Por favor, escolha a área que deseja conversar e teremos todo o prazer em lhe atender.
//
Fale com um consultor (AL)
Fale com nossos especialistas da região de Alagoas
//
Fale com um consultor (PE)
Fale com nossos especialistas da região de Pernambuco
Fale com um consultor