Entenda como a diversificação de produtos e serviços pode ser um diferencial na sua empresa

Entenda como a diversificação de produtos e serviços pode ser um diferencial na sua empresa

A diversificação de produtos e serviços é uma maneira de expandir a carteira de clientes, bem como a satisfação e fidelização deles. Também é uma decisão importante para abrir novas possibilidades, mercados e fontes de receita. Garantir uma estratégia eficiente nesse sentido é essencial para a saúde de qualquer empresa.

Como fazer isso? E de que maneira organizar isso com responsabilidade? Confira o artigo que preparamos para você.

Por que diversificar produtos e serviços?

Em muitos casos o seu principal produto ou serviço já atingiu um limite de crescimento em termos de alcance de clientes. Considerando a concorrência e que muitos buscam alternativas para complementar o que compram com a sua empresa, a chance de melhorar a receita depende, muitas vezes, de alguma novidade, de algo que apenas a iniciativa de diversificar produtos e serviços pode oferecer.

Vamos citar um exemplo, uma empresa que produz móveis para cozinha. Normalmente, os clientes no varejo compram o móvel com essa moveleira, mas a bancada, de mármore, granito, marmorite ou cerâmica, precisa ser adquirida com outro fornecedor. Para melhorar o valor agregado dos produtos e até conquistar mais clientes, uma decisão importante seria vender o conjunto completo. Claro que essa empresa não precisa investir na produção desses produtos. No entanto, é possível comprar as bancadas já prontas com um fornecedor e vender o conjunto pronto. Isso, inclusive, amplia as possibilidades de portfólio para além dos móveis, permitindo a entrada em um mercado mais abrangente. Todo esse esforço pode significar o crescimento da sua empresa.

Para expandir, é preciso vender mais e melhorar o faturamento. Assim, ampliar o portfólio de produtos e serviços é uma ação preliminar em todo o trabalho de desenvolvimento corporativo. A diversificação ainda pode atender a uma necessidade de inovação, de melhoria das rotinas e de reposicionamento da marca.

Como promover a diversificação de produtos e serviços

1 – Faça um planejamento

Planejamento é a base de tudo. Não se trata de mera formalidade, burocracia ou falta de ação rápida. É, na verdade, um gesto de cautela, segurança e prudência. No planejamento você precisa considerar os seguintes aspectos para diversificar produtos e serviços:

  • Por que eu quero diversificar?
  • Como está o mercado?
  • Como vou diversificar?
  • Quais serão os custos?

2 – Mantenha a atenção nos concorrentes

Assim como você, seus concorrentes não medem esforços para garantir uma fatia satisfatória do mercado. Por isso, é imprescindível que sua empresa se mantenha ligada no que as outras estão fazendo para alcançar esse objetivo. A ideia aqui não é espionar ou copiar, mas desenvolver um olhar crítico sobre o mercado.

Observe as abordagens que estão dando certo para a concorrência, assim como as que estão dando errado. Nesse processo, provavelmente, você vai identificar lacunas de mercado que podem ser preenchidas pelo seu negócio. É importante dar atenção não apenas aos resultados alcançados pelos rivais, mas também notar os motivos que os causam.

Se um item se destaca em seu nicho, procure determinar seu diferencial.

  • É o preço baixo?
  • A embalagem chamativa?
  • Seu posicionamento de gôndola é determinante?

A partir dessas definições, você pode olhar para suas próprias atividades e traçar caminhos para a otimização.

3 – Lance e divulgue

Neste momento é hora de traçar uma estratégia de divulgação. A satisfação dos clientes e os resultados obtidos são grandes chamarizes.

Você pode preparar e-mails marketing para os seus clientes já ativos, para que eles estejam a par do que está acontecendo no seu negócio. Outra ação necessária é o reforço no marketing e nos treinamentos para o time comercial, de modo que ambos estejam focados em vender a novidade.

4 – Faça o acompanhamento

Diversificar produtos e serviços não termina com o lançamento e a divulgação deles. Depois ainda é necessário acompanhar todo o ciclo, desde o estoque até o controle do caixa, passando por produção e vendas. A recepção dos clientes também é algo muito importante. Nesse sentido, o esforço de pós-vendas tem um valor adicional: auxilia na satisfação do seu público.

Por fim, considerar esta etapa ainda adiciona um novo universo de possibilidades, pois se a diversificação estiver sendo bem-sucedida, você pode coletar oportunidades para expandir ainda mais.

Use um sistema de gestão para diversificar produtos e serviços

Como esse processo de diversificar produtos e serviços requer o acompanhamento dos indicadores da empresa antes, durante e depois do lançamento da novidade, é essencial que o seu negócio conte com um bom software de gestão empresarial.

O Sistema de Gestão Argos é ideal para que você tenha este controle forma precisa e eficaz, através de dashboards com indicadores que irão lhe auxiliar nas tomadas de decisões. Convidamos você a conhecer o ERP Argos. Entre em contato conosco para que você possa conversar com um especialista que irá lhe ajudar.

Compartilhar


Bem Vinda(o) ao Grupo In4! Por favor, escolha a área que deseja conversar e teremos todo o prazer em lhe atender.
//
Central de Negócios
Fale com nossos especialistas
//
Central de Serviços
Fale com nossa equipe de suporte
Precisa de ajuda? Fale conosco!