Como resolver o problema de produtos parados no estoque?

Como resolver o problema de produtos parados no estoque?

Um dos principais problemas que gestores como você enfrenta é o desequilíbrio entre a quantidade de compras e vendas dos produtos em estoque. Por isso, o giro de estoque é crucial para garantir um bom desempenho na sua empresa e evitar o acúmulo de produtos parados no estoque.

A boa gestão de um estoque pode ser o diferencial entre um negócio de sucesso e um negócio fracassado. Portanto, é importante colocar em prática as estratégias específicas para otimizar o giro dos produtos em estoque.

Quer entender melhor quais são essas estratégias e se preparar para lidar com produtos parados em estoque? Confira o artigo que preparamos para você.

Por que os produtos parados em estoque é um problema tão grande?

Produto parado significa dinheiro gasto sem retorno, nem mesmo a volta do valor da compra, menos ainda qualquer chance de lucro. Portanto, é uma questão que afeta de forma direta o fluxo de caixa e a capacidade de investimento da empresa para o futuro. Isso sem contar o caso de produtos perecíveis, em que a demora para vender significa uma potencial perda do bem e do dinheiro aplicado nele.

Porém, existem situações relevantes quanto a serem discutidas nesse cenário. Por exemplo, o produto parado significa espaço sendo ocupado no seu estoque sem vazão, que poderia ser utilizado para itens com maior giro. Da mesma forma, o problema aponta para uma visão equivocada sobre demanda e operação, com a aposta em produtos que não atingem com sucesso o seu público-alvo.

Mercadoria parada no estoque não é apenas dinheiro desperdiçado.

É um sinal de dificuldades na gestão que precisam ser resolvidas e uma oportunidade para melhorar seu mix de produtos para lucrar o máximo possível nas próximas vendas.

O que fazer com os produtos parados no estoque?

Confira uma lista com as dicas mais efetivas na hora de se livrar daqueles produtos que estão ocupando espaço no estoque há muito tempo:

1 – Descubra o motivo

Gerir uma empresa com eficiência é sempre uma questão de estratégia. Ou seja, é entender o que dá errado e só então trabalhar para melhorar seus pontos fracos. Portanto, é claro que o primeiro passo para se livrar do produto parado é entender por que ele não vendeu.

  • Ele teve visibilidade suficiente?
  • Não há demanda para esse produto?
  • O preço estava fora da realidade?

2 – Conserve bem os produtos

Nada adiantará encontrarmos uma boa solução para dar fluxo aos produtos parados se a conservação desses produtos está ruim. Nenhum cliente gosta de receber um produto sujo ou mesmo com a embalagem danificada, por tanto se não foi possível conservar bem seus produtos, não tem outro jeito, a solução será amargar o prejuízo, mais vale amargar o prejuízo do que decepcionar um cliente.

3 – Realize promoções

As promoções ajudam a promover as vendas de qualquer produto e podem até mesmo ajudar a melhorar a aceitação dos produtos por parte dos clientes. Uma boa promoção pode até mesmo quebrar um preconceito inicial existente em relação a um produto ou marca desconhecida.

4 – Busque o fornecedor para negociar

Muitos fornecedores dão a possibilidade aos lojistas de trocar as mercadorias que não venderam por outros produtos, esse é um excelente diferencial dos fornecedores. Em caso de não aceitação do mercado essa é uma excelente possibilidade para resolver o problema, pois nos permite trocar por produtos que tenham uma maior aceitação.

5 – Agregue valor ao produto

Se o produto em si não está vendendo, por que não aliar a ele chamarizes mais interessantes?

Esse valor pode ser perceptível (como mix de produtos temáticos ou uma embalagem especial) ou sentimental, criando uma narrativa em volta dele para casar bem com datas comemorativas como Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados etc.

6 – Tenha uma boa gestão de estoque

Identificar o fluxo de vendas de cada produto é muito importante para identificarmos quais produtos apresentam um fluxo ruim de vendas, um bom Sistema de Gestão ERP poderá ajudar bastante nessa tarefa. Tenha bem definido quais são produtos que apresentam esses problemas, só assim poderá buscar por boas soluções para o problema.

Sistemas de Gestão ERP facilita muito o seu trabalho, pois integram informações de fornecedores, estoques, vendas, tudo de forma centralizada e com visão completa de como um aspecto pode afetar outro.

Por isso, para evitar produto parado e resolver rápido o problema quando isso acontecer, é essencial investir em organização e eficiência na sua empresa. Com planejamento, seu estoque não para mais!

O Sistema de Gestão Argos é ideal para que você tenha este controle forma precisa e eficaz. Convidamos você a conhecer o ERP Argos. Entre em contato conosco para que você possa conversar com um especialista que irá lhe ajudar.

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