Gestão de equipe em home office: 5 dicas para manter a performance do seu time

Gestão de equipe em home office: 5 dicas para manter a performance do seu time

Com a pandemia do COVID-19 assolando empresas em todo o mundo, o método de trabalho remoto tem sido uma solução adotada por empresas de todos os segmentos.

Embora essa seja uma tendência nos últimos anos, muitas empresas deram e ainda estão dando os primeiros passos dentro dessa modalidade. Vale ressaltar que nem todos os profissionais se habituam a esse modelo de negócio. Existem profissionais que precisam muito da presença de outras pessoas e dos seus gestores para conseguirem uma melhor produtividade.

Como vencer esse período conturbado, de crise, operando em home office, sem perder performance da sua equipe? Neste post, listamos 5 dicas que podem auxiliá-lo a gerenciar melhor a sua equipe sem sair de casa.

  1. Clareza na comunicação

Quando a comunicação é feita à distância, aumentam as chances de que ordens mal direcionadas ou ambíguas resultam em trabalhos executados de forma incorreta. O primeiro aspecto que você líder deve observar é a forma como está passando as informações: elas estão claras o suficiente? A outra pessoa entendeu exatamente o que precisa ser feito?

Neste modelo, mais do que nunca, manter a comunicação com a equipe é essencial. Agende reuniões diárias e semanais, para atualização de status das atividades e para que todos possam esclarecer possíveis dificuldades com suas tarefas.

Se for preciso, recorra a recursos de áudio e vídeo para se expressar de forma mais clara, mas sempre municie os seus colaboradores com o máximo de informações. Eles precisam saber os prazos das tarefas e devem reportar ao líder como estão executando as demandas. Se perceber que há muitas dúvidas, mude a abordagem até que tudo esteja claro para todos.

  1. Confiança de ambas as partes

O trabalho a distância pressupõe confiança mútua entre as partes e uma relação madura entre o líder e os colaboradores. Todos os envolvidos devem ter responsabilidades com relação ao trabalho, o que inclui cumprir horários e prazos acordados e buscar objetivos em comum.

A cobrança a um colaborador a todo instante, a menos que exista um motivo claro para isso, demonstra insegurança por parte do líder – o que pode minar a confiança do colaborador e desmotivá-lo. Dê liberdade para que os colaboradores executem as tarefas como foi pedido e em vez de cobranças frequentes, opte por receber relatórios no fim do dia ou após períodos específicos.

  1. Organização é fundamental

Home office pressupõe um nível maior de organização. É preciso ter uma visão clara da estrutura das equipes e como se dá o funcionamento de cada uma delas. Tenha fluxogramas e processos com a estrutura de colaboradores e utilize ferramentas que o permitam ter uma visão do todo. Ferramentas como o Trello por exemplo, são essenciais.

Com inúmeras possibilidades de ferramentas online, fica fácil de ter a equipe reunida e atualizada sobre todas as tarefas, pendências e compromissos, além de dar uma boa visão gerencial e estratégica para os líderes.

  1. Respeite horários de trabalho

Trabalhar em home office não é um pressuposto para que os colaboradores estejam disponíveis 24 horas por dia. É importante que todos que trabalham em sua equipe tenham horários fixos e saibam também em quais momentos você estará disponível. Solicitar tarefas ou realizar ligações desnecessárias fora de hora é inconveniente também no home office.

  1. Respeite as diferenças

A realidade do home office é uma novidade para muitos. Nem todos os colaboradores têm uma infraestrutura adequada em casa como acontece na empresa. Caso a empresa não forneça os equipamentos adequados, pode ser que nem todos tenham itens com a mesma qualidade à disposição. Além disso, alguns trabalhadores não terão como omitir sons de fundo, que são comuns nas suas casas. Crianças conversando ou animais latindo por exemplo, são características do nosso dia a dia e não devem ser motivo de estresse. Os sons de fundo não significam maior ou menor atenção ao que você diz. É importante também deixar seus clientes cientes que seus colaboradores estão trabalhando em home office.

O home office é uma novidade na sua empresa? Quais os principais desafios para você como líder de uma equipe a distância?

Manter ou otimizar a performance das equipes em home office não é tarefa impossível. Como você viu, com alguns cuidados e utilizando as ferramentas adequadas, este modelo de trabalho pode ser muito proveitoso, além de reduzir custos para a sua empresa.

Compartilhar


Bem Vinda(o) ao Grupo In4! Por favor, escolha a área que deseja conversar e teremos todo o prazer em lhe atender.
//
Central de Negócios
Fale com nossos especialistas
//
Central de Serviços
Fale com nossa equipe de suporte
Precisa de ajuda? Fale conosco!