Como calcular preço de venda pela margem de lucro? Formação de preço

Como calcular preço de venda pela margem de lucro? Formação de preço

Saber como calcular o preço de venda é quase sempre um desafio para as empresas, em especial aquelas que estão em fase inicial de abertura. Muitos empresários têm muitas dúvidas quando se fala em calcular o preço de venda do produto pela margem de lucro, mas isso é bastante simples.

E você, sabe como calcular preço de venda pela margem de lucro e porque isso é tão importante para a gestão financeira do seu negócio? Confira no vídeo e saiba como calcular!

Antes de entramos nesse assunto, é importante fazermos a revisão de alguns conceitos que serão fundamentais para compreender como o cálculo de margem de lucro funciona.

Lucro e formação de preço de venda

Lucro é todo retorno positivo de um investimento feito por uma empresa ou pessoa. Por exemplo, se a sua empresa compra peças de automóvel por R$ 100 e as revende por R$ 175, então você está tendo um lucro de R$ 75 em cada peça.

O lucro é um fator fundamental para irmos para o próximo passo: a formação do preço de venda. Por exemplo, só porque a peça custou R$ 100 e você a revendeu por R$ 175, isso não quer dizer que esses R$ 75 de lucro que sobraram de fato vão parar no seu bolso. Pode ser que existam outros custos envolvidos na equação (e na maioria dos casos existem).

A formação do preço de venda deve levar em consideração tudo isso: os custos fixos, os custos variáveis e os custos não-operacionais. Por exemplo, suponha que para obter essa peça por esse valor você precisou pegar o carro e ir até a cidade vizinha. Com isso, houve um gasto de combustível – um valor que deve ser levado em conta. Há ainda o tempo do seu funcionário, o valor pago pelo aluguel do imóvel em que você está, água, luz, telefone… Enfim, há custos ocultos em cada venda que você faz que precisam ser descritos e diluídos sobre a venda dos produtos. Quando você obtém esse valor médio, consegue formular um preço de venda mais condizente com a realidade.

Lembra dos seus R$ 75 de lucro? Se você gastou, por exemplo, R$ 100 de combustível para ir buscar a peça em outra cidade, é sinal que no final das contas não valeu a pena e além do seu tempo você perdeu também pelo menos R$ 25. Fácil de compreender, não é mesmo?

Como funciona a margem de lucro de um produto?

Por margem de lucro, entende-se o percentual que você espera ganhar após a venda de um determinado item ou prestação de um serviço. Ou seja, sobre cada transação há um percentual que você espera ganhar. Esse número varia de segmento para segmento. Para fins de exemplificação, vamos supor que você deseje ganhar 20% sobre cada transação. Nesse caso, você deve calcular todos os custos do produto e, sobre o valor final, acrescentar a margem de lucro.

Voltemos ao exemplo daquela peça. Ela custava R$ 100, mas somando-se todos os custos de combustível (R$ 100) e mais despesas eventuais diluídas, você chegou à conclusão que o custo efetivo da peça é de R$ 200. Se você almeja ganhar pelo menos 20% nessa transação, portanto, o preço mínimo que você pode cobrar por ela é de R$ 240 (R$ 200 + 20%, ou seja, R$ 240). Note que até então você achava que tinha R$ 75 de lucro, mas na verdade você estava tendo um prejuízo (de R$ 25,00). É justamente por isso que é importante observar as despesas fixas e os custos que estão ocultos em cada transação. Negócios que operam com margens de lucro mais baixas, como 2%, devem redobrar a atenção, sob pena de trabalhar “de graça” ou mesmo ter que “pagar para trabalhar”.

Qual é a margem de lucro ideal?

Especialistas afirmam que no caso de serviços o recomendado é uma margem de lucro de pelo menos 20%, mas diversos fatores podem fazer com que atingir esse índice seja inviável. Já na indústria, a média é de 8% de margem de lucro sobre um produto, mas esse número pode ser até mesmo de 2%. Portanto, tenha em mente que a decisão de quanto será a sua margem de lucro não deve ser aleatória. Você precisa pesquisar a média do mercado junto aos seus concorrentes. Além disso, as margens podem variar de produto para produto, o que torna necessário um cálculo individual sobre cada item.

Por que é importante calcular a margem de lucro de um produto?

O simples fato de você descontar apenas os custos de produção ou o valor de compra de uma mercadoria do valor de venda não é um indicativo fidedigno de quanto realmente sobrou de dinheiro em cada transação. Os custos ocultos, como impostos, taxas de transporte, tempo de trabalho dos seus funcionário, e muitas outras variáveis podem acabar tendo um peso tão significativo quanto os custos iniciais. Se esses valores não forem calculados, o resultado disso será uma distorção na sua percepção de lucro. Em outras palavras, pode ser que você faça retiradas a mais do que devia, justamente por não contemplar em seus cálculos gastos que, aparentemente, ficam em segundo plano.

Quais os custos incidem sobre a formação de preço? Quais são os custos de entrada de um produto? E os custos de saída? Confira agora no vídeo as principais diferenças desses custos e a importância em conhecer eles.

Conhecer o custo fixo de sua empresa ajuda a prever futuros gastos e lucros, além de ajudar a planejar estratégias orçamentárias para cada período de vendas. Confira agora no vídeo a importância de entender esses custos na formação de preço.

 

É por essa razão que a coluna “margem de lucro” deve ser um item permanente em suas planilhas ou no ERP que você utiliza. Somente assim você tem uma noção exata do que está acontecendo e consegue se planejar de maneira mais eficiente para rentabilizar seus produtos e sua empresa.

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