Os seus clientes ainda reclamam das filas do caixa?

Os seus clientes ainda reclamam das filas do caixa?

Não há dúvidas que hoje em dia tempo é dinheiro. Por isso, o tempo de espera na fila pode ser um fator decisivo na hora da compra.

Você constantemente visita o caixa de sua empresa? Olha para saber se existem filas e se seu cliente demora muito tempo para comprar o seu produto? Qual o tempo de espera na fila que seus clientes costumam passar no seu estabelecimento?

Hoje em dia tudo é urgente, imediato e precisa ser resolvido de prontidão. Ninguém mais quer esperar. Por isso, há tantas pessoas sofrendo de ansiedade e estresse, pois qualquer minuto extra parece fazer diferença.

Antes de qualquer estratégia, é fundamental compreender o fluxo de pessoas no seu estabelecimento. A utilização de sistemas de relacionamento e/ou compras são extremamente importantes – por meio dele você consegue monitorar diversos indicadores, como o número de pessoas que circulam diariamente no seu negócio, período de pico, serviços e produtos que demandam maior tempo e tempo médio de espera do seu cliente. Com estes dados é possível entender a rotina da sua loja e tomar medidas que otimizem o processo de atendimento.

Confira agora 5 dicas para diminuir as filas e a insatisfação no atendimento das suas lojas.

1 – Faça um levantamento dos momentos de pico no atendimento

Desenvolva uma escala de trabalho que facilite o atendimento nos momentos de picos, centralizando um maior número de funcionários nesses horários – um detalhe importante é que há uma variação de negócio para negócio. Para o cliente, a impressão que se tem é de que nos horários de maior atendimento tem um menor número de funcionários atendendo.

2 – Otimize a logística da sua empresa

Outra sugestão factível é investir em novas opções logísticas. Muitas das filas em lojas de varejo, por exemplo, são formadas por pessoas que querem comprar poucos produtos. Se você cria uma área só para essa finalidade, ou ainda, disponibiliza opções como apps ou débito automático com benefícios extras, pode minimizar as filas.

3 – Invista em Self Check-out e Apps de venda

Há estimativas que apontam que o self check-out reduz de 20 a 30% o tempo das filas de um varejo. Em outras palavras, o self check-out combate as principais reclamações dos clientes sobre a experiência de compra nas lojas.

Há uma maneira dos seus clientes serem atendidos e realizarem as compras sem ter que enfrentar fila no caixa. Mas como isso é possível? Através da nossa solução, o aplicativo Fura Fila. Com ele, você leva o caixa da sua empresa até o seu cliente e proporciona um atendimento extraordinário. Quer saber mais?

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4 – Mantenha constância nas suas ações

Após a análise de fluxo de pessoas e das realizações das ações é fundamental monitorar os dados de presença de clientes de maneira permanente, acompanhando número de pessoas, tempo de espera, tempo de atendimento e nível de satisfação com o atendimento da sua empresa. Mantenha essas estratégias por um prazo estipulado por você e avalie como foi essa iniciativa para o seu negócio. Afinal de contas, todo negócio é único e nem sempre uma solução pode ser a melhor para todos.

5 – Monitore os indicadores de performance da fila de atendimento

É necessário monitorar alguns dados como tempo de atendimento e tempo de espera. Tudo isso é importante para avaliar melhor quais pontos cegos devem ser melhorados.

Todas essas dicas podem ser colocadas em prática de acordo com o perfil e segmento do seu negócio. Isso tudo porque é importante focar no tempo das de espera das filas, uma das principais reclamações dos clientes. Comece hoje mesmo a colocar algumas dicas em prática e observe o desempenho da sua empresa durante esse período e veja na prática os resultados.

Você gostou desse tema e quer saber mais sobre isso? Acompanhe o nosso canal e siga as nossas redes sociais. Sempre tem um conteúdo bem interessante para você colocar em prática no sua empresa. Dúvidas ou sugestões, fale conosco.

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