O que é o custo de aquisição de clientes (CAC) e como calcular?

O que é o custo de aquisição de clientes (CAC) e como calcular?

O custo de aquisição de clientes (conhecido como CAC) nada mais é que a média de investimentos que você precisou fazer para conquistar um único cliente.

Como calcular o CAC?

É muito simples. O primeiro passo consiste em somar todos os custos e investimento diretos feitos em Marketing e Vendas durante um período específico, geralmente mensal ou anual. Por exemplo:

  • Salários e comissões de vendas;
  • Software de vendas e pós venda;
  • Anúncios patrocinados (mídia tradicional ou online);
  • Eventos para divulgação da marca e produtos/serviços;
  • Marketing online e offline;
  • Infraestrutura oferecida aos vendedores.

Em seguida, você precisa somar o total de clientes adquiridos dentro desse mesmo período. Feito isso, aplique a seguinte fórmula:

CAC = Total de investimentos diretos / Total de clientes

Vamos supor que, nos últimos 12 meses, os seus investimentos diretos em Vendas e Marketing somaram 20 mil reais. Neste mesmo período, você conseguiu adquirir 50 novos clientes. Logo, seu CAC será de 400 reais.

Porque o CAC é tão importante?

O CAC é um importante indicador da saúde financeira da sua empresa. Com ele, os gestores de Vendas e de Marketing são capazes de otimizar seus investimentos e tomar decisões mais eficazes, com base em dados concretos. Para uma análise mais completa, é necessário combinar os resultados de custo de aquisição de clientes (CAC) com dois outros indicadores: o ticket médio e o lifetime value.

Ticket médio

O ticket médio é o valor, em média, que cada cliente gasta em compras no seu negócio.

Lifetime value

Já o lifetime value é o valor, também em média, que o cliente vai injetar na sua empresa durante todo o “ciclo de vida” dele com a sua empresa. Essa métrica é muito utilizada por empresas que operam sob o modelo de receita recorrente com os seus clientes.

Se o seu custo para conquistar cada novo cliente é de 400 reais e o seu lifetime value é de 300 reais, então você estará saindo no prejuízo. Nesse caso, será necessário adotar estratégias para inverter essa balança, como ações de retenção e fidelização, inbound marketing (para diminuir o custo de aquisição), entre outras ações.

Ao conhecer esses dados, é possível saber quais investimentos feitos em aquisição de novos clientes são mais vantajosos. Se o resultado do CAC estiver inferior ao de lifetime value e ticket médio, é sinal de que as suas estratégias e investimentos estão se provando, de fato, eficientes.

Agora que você já sabe o que é o CAC, o que falta para implementar esse indicador na sua empresa? Não perca tempo, acompanhe a saúde financeira dos negócios e planeje estratégias mais eficientes.

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