Como um ERP pode ajudar a minha empresa a crescer?

Como um ERP pode ajudar a minha empresa a crescer?

Toda empresa precisa gerar lucro para sobreviver – premissa básica de qualquer negócio. Se em épocas de crescimento econômico, desenvolver processos para uma boa administração é fundamental para ajudar no crescimento da empresa, em épocas de crise, a margem para erros é muito menor.

Por esse motivo, é essencial buscar métodos e estratégias para otimizar seu negócio, diminuindo custos e aumentando o lucro. Para isso, a implantação de um bom sistema ERP faz toda a diferença na sua empresa.

Mas você sabe quais são os benefícios de um software ERP bem implantado em conformidade com os processos da sua empresa? Confira agora 7 benefícios que um bom ERP pode trazer para a sua empresa.

1 – Segurança da informação

A adoção de um sistema de gestão ERP garante mais segurança nos dados, já que a integração de informações evita extravios e fraudes. Caso o sistema utilizado também adote o Cloud Computing (computação em nuvem), os dados ficam ainda mais seguros por estarem criptografados.

2 – Redução de custos

Os sistemas de gestão ERP auxiliam na redução de custos por evitarem o desperdício de matérias-primas e outros materiais, além de diminuir gastos com mão de obra, erros, falhas, retrabalhos e a certeza maior ao calcular impostos, o que reduz gastos de operação.

3 – Padronização de processos

Com os processos organizados e as operações rotineiras automatizadas a tendência é que ocorra um aumento da produtividade. Assim, cada colaborador da empresa e cada gestor sabe o que precisa fazer e qual a melhor forma de realizar os processos para atingir os melhores resultados.

4 – Redução de possíveis erros

Com um sistema ERP é possível que os processos e seus históricos sejam visualizados de forma mais clara e rápida, uma vez que estarão devidamente padronizados.

5 – Melhorias gerenciais

A implantação do ERP elimina a necessidade de controles manuais, unifica os dados e disponibiliza a geração de relatórios para análise. Assim, além de o processo se tornar mais confiável, os gestores passam a ter acesso à informação a qualquer momento, contando com bases sólidas para o processo de tomada de decisão.

6 – Controle de pedidos

Um sistema ERP proporciona um maior controle sobre o andamento dos pedidos dos seus clientes, além de coordenar os processos de controle de estoque, produção e expedição. O ERP também permite a criação de um banco de dados com informações e históricos atualizados de todos os clientes e fornecedores, com isso, além de ficar mais fácil vender para quem se conhece, os lucros consequentemente aumentam.

7 – Melhoria na competitividade

Todos os benefícios elencados acima resultam em melhoria na competitividade, já que a empresa pode se focar na qualidade dos produtos e serviços. Isso é possível devido aos processos que já estão seguros, padronizados e sincronizados.

Não basta escolher qualquer sistema ERP para garantir todos esses benefícios! Para aproveitar ao máximo as possibilidades proporcionadas por um bom sistema de gestão, é preciso buscar a melhor opção de mercado e investir em uma implementação adequada a sua empresa.

Esses foram os 7 principais benefícios do ERP. Que tal implementar esse tipo de sistema na sua empresa? Clique aqui para conversar com um especialista e saber mais.

Você gostou desse tema e quer saber mais sobre isso? Acompanhe o nosso canal e siga as nossas redes sociais. Sempre com conteúdo bem interessante para você colocar em prática no sua empresa. Dúvidas ou sugestões, podem escrever abaixo nos comentários.

Compartilhar