Descubra como aumentar a produtividade de seus vendedores externos

Descubra como aumentar a produtividade de seus vendedores externos

Um dos grandes desafios para os gestores de vendedores externos é melhorar a produtividade de seu time de vendas. Muitos gestores comerciais não conseguem acompanhar a performance da equipe externa de maneira correta e eficiente, de forma a agir estrategicamente e melhorar os resultados comerciais do seu time e da sua empresa.

Mas como aumentar a produtividade dos vendedores externos?

Todo gestor sonha em ter uma equipe de alta performance, isso é fato, mas é importante lembrar que o aumento da produtividade de uma equipe comercial depende de diversos fatores. É preciso que o gestor de vendas planeje com cuidado, a agenda dos vendedores, acompanhe indicadores, monitore visitas realizadas e use ferramentas para otimização de tempo (muito importante).

Para que você comece hoje mesmo a aumentar a produtividade dos seus vendedores externos, separamos aqui 5 dicas essenciais. Confira:

1 – Faça um planejamento

Comece fazendo uma revisão do planejamento de vendas, alinhando com o planejamento estratégico da sua empresa. Pense estrategicamente e visualize quais os procedimentos de atendimento serão necessários para o contato com o cliente. Chame toda a sua equipe, ouça e considere as melhores sugestões. Fique atento a definição do público-alvo. Dessa forma você consegue identificar, mapear e selecionar a estratégia que ajuda no aumento da produtividade.

2 – Disponibilize os recursos necessários

Ofereça para os seus vendedores externos, os recursos necessários para uma melhor produtividade no trabalho. Atualmente existem diversas ferramentas que facilitam a rotina de gestores de vendas e ajudam a aumentar a produtividade dos vendedores externos. O objetivo dessas ferramentas é ajudar os gestores a fazerem uma gestão operacional e estratégica, para que façam todo o controle do processo de vendas.

Os gestores de equipes de vendas, podem usar ERPs (Sistema de gestão empresarial), CRM’s (Sistema de gestão de relacionamento com clientes) e, até mesmo, aplicativos de gestão de equipes externas, como o Força de Vendas.

CLIQUE AQUI E CONHEÇA O APLICATIVO FORÇA DE VENDAS

3 – Treine seus vendedores

Os vendedores externos precisam estar muito bem preparados para receber e atender as demandas dos clientes. Ofereça treinamentos de capacitação para a sua equipe, destacando as habilidades e aperfeiçoando os talentos de cada um. Não se esqueça que esses treinamentos precisam ser contínuos, pois o mercado está em constante mudança, assim como os consumidores também.

4 – Avalie o desempenho da equipe

Treinamentos e capacitações são essenciais, mas nada adianta se a sua equipe não gerar resultados positivos para a empresa. É de extrema importância que os seus vendedores façam a sua parte da estratégia e sigam o planejamento estabelecido na prática. Um detalhe muito importante: estabeleça processos que conduzam seus vendedores a praticarem suas metodologias constantemente.

5 – Acompanhe as metas e os resultados

Após estabelecer quais são as metas que devem ser alcançadas (definidas na dica 1, planejamento), dê os feedbacks necessários e cobre os resultados dos seus vendedores. Acompanhe os vendedores identificando os problemas e resolvendo-os da melhor forma possível.

Agora que você conheceu dicas para aumentar a produtividade dos seus vendedores, vamos dar mais uma dica muito importante: o aplicativo Força de Vendas, criado pelo Grupo In4. Com ele o aumento de produtividade é garantido!

Clique aqui para conversar com um especialista e saber mais.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *