Pesquisadores testam pequenos computadores de orelha

Pesquisadores testam pequenos computadores de orelha

Seguindo a tendência dos dispositivos vestíveis, como os óculos Google Glass e o relógio inteligente Galaxy Gear, pesquisadores japoneses estão testando um pequeno computador criado para ser usado na orelha. O aparelho tem conexões Bluetooth e GPS, e pode ser controlado com os olhos ou com a língua, de acordo com a AFP. O aparelho usa sensores infravermelhos para monitorar pequenos movimentos dentro da orelha do usuário, que acontecem quando a boca ou os olhos se mexem.

O objetivo não é apenas facilitar o acesso a músicas e notificações do smartphone, mas ir além, criando um produto ainda sem igual no mercado atual.”Suponhamos que você esteja escalando uma montanha, olha para cima e vê uma estrela brilhando lá em cima, esse aparelho vai poder dizer a você qual é nome dela”, afirma Kazuhiro Taniguchi, engenheiro da Hiroshima City University e um dos pesquisadores envolvidos no projeto. “Como o aparelho sabe a altura em que eu me encontro, para qual direção estou olhando e em qual ângulo, ele pode me informar: ‘A estrela que você vê é a Sirius’. As pessoas vão usar o dispositivo como usam brincos.”

Além disso, também está prevista uma função social para esse dispositivo. Por exemplo, se duas pessoas estão olhando para o mesmo objeto ao mesmo tempo em um local remoto, elas poderão interagir.

O produto ainda está em fase embrionária, mas há um planejamento de que ele chegue ao mercado japonês em abril de 2016, pouco depois da época em que o Google Glass deve começar a ser vendido.

Fonte: Info Abril.

Compartilhar