Palestra promove feira internacional de logística no Nordeste

Palestra promove feira internacional de logística no Nordeste

Na noite desta terça-feira (21/01/2014), o auditório da unidade da Faculdade de Alagoas (FAL) na Rua Sá e Albuquerque, no bairro do Jaraguá, recebeu uma palestra que teve o objetivo de promover a Movimat Nordeste – Feira Internacional de Intralogística – e a Transporte & Logística Nordeste que irão acontecer no Cone Multimodal do município pernambucano de Cabo de Santo Agostinho de 25 a 28 de março de 2014.

A palestra realizada em Maceió, e que também percorrerá as capitais e principais cidades do Nordeste, teve como parceiro a Inform Sistemas, empresa de software que atua em Maceió desde 1991. Falaram no evento a diretora executiva da Reed Exhibitions, Tatiana Menezes, e o presidente da Associação Nordestina de Logística (Anelog) e um dos maiores consultores em logística (através da Focus Trigueiro) do Brasil.

A ideia dos palestrantes é difundir o evento que acontecerá em março. A expectativa dos organizadores é que 25% do público da feira seja composto por alagoanos. “O mercado alagoano é muito importante no nordeste. Maceió e Arapiraca apresentam tendências de crescimento acentuado”, disse Fernando Trigueiro.

A palestra foi organizada com o intuito de conscientizar o empresariado nos dias atuais sobre a competitividade do mercado, segundo o consultor Fernando Trigueiro. “Fizemos uma pesquisa no mercado nordestino e queremos ajudar na melhoria do atendimento ao cliente e no ganho de mercado com fogo logístico”, relatou o consultor.

A diretora da Reed Exhibitions, Tatiana Menezes, promoveu a Movimat Nordeste, feira que vai complementar a necessidade do nordeste de transporte e logística. “É uma iniciativa da Reed transformar a região nordeste em um segundo polo de desenvolvimento logístico, o sudeste é o primeiro”, declarou Tatiana.

Na feira ocorrerá test drive de empilhadeiras em galpões e apresentação de equipamentos in loco no Cone Multimodal, um espaço destinado para esse tipo de trabalho. “Queremos gerar conteúdo e qualificação profissional, além de novos negócios”, afirmou a diretora da Reed.

Palestra

Na palestra, Tatiana Menezes destacou Alagoas como um estado com grande oportunidade para negócios e citou a localização geográfica na região como um destaque.

“A Reed é uma multinacional líder no setor de feiras pelo mundo. A empresa foi trazida para o Brasil em 1997. A criação de um novo mercado no nordeste foi iniciada com o escritório em Recife que existe desde 2012 . As feiras colocam em contato compradores e vendedores e gera conteúdo”, explanou Tatiana.

“Vemos o nordeste como um mercado em expansão. O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da região está acima da média nacional e o setor de logística apresenta plena expansão”, disse a diretora.

O credenciamento para o evento pode ser feito pelo endereço www.movimatne.com.br, onde no menu Credenciamento, o usuário se inscreve e imprime a confirmação do cadastro que deve ser apresentada na entrada da feira.

Fernando Trigueiro

O consultor apresentou inicialmente as palestras que vão ocorrer dentro do evento no Cabo de Santo Agostinho. O II Seminário Nordestino de Logística / Movimat será organizado durante a feira. Os 200 primeiros inscritos no site terão acesso ao seminário sem custo algum.

Ele apresentou a Anelog, associação que tem o objetivo de fomentar a logística na região Nordeste e promover o setor pela integração dos associados. A associação atua desde 6 de junho de 2004 e foi fundada em tal data por 6 de junho ser o Dia da Logística em homenagem ao início da Batalha da Normandia em 6 de junho de 1944.

A associação tem 400 membros na região e tem uma meta ousada de chegar a 1000 ainda em 2014. Sete universidades de outros países mantêm convênio com a associação, inclusive a tradicional Universidade de Oxford.

A análise da pesquisa apresentada por Fernando Trigueiro mostrou que custo com logística das empresas na região nordeste chega a 30% do faturamento das empresas, um número considerado muito alto.

Em grau comparativo, esse valor no sul e sudeste fica entre 19% e 20%. Nos Estados Unidos, o valor é de 15%, enquanto que na União Europeia e nos tigres asiáticos o número é de 16%.

Esses 30% de custos em logística no nordeste são divididos em Manutenção de Estoques (10,8%), Transporte (14,1%) e aquisição (5,1%) de acordo com o consultor.

Serviço

Evento: Feira Movimat Nordeste e Transporte & Logística Nordeste

Data: 25 a 28 de março de 2014

Local: Cone Multimodal – Galpão 07

BR-101 Sul, km 96, sem número, Ponte dos Carvalhos, Cabo de Santo Agostinho – Pernambuco.

Fonte: Tribuna Hoje

Compartilhar