Programa MPS.BR completa dez anos

Programa MPS.BR completa dez anos

Há exatos dez anos, em 11/12/2003 era lançado, durante uma reunião no Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, o programa MPS.BR, sob coordenação da Associação Para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Softex.

O programa, que no início tinha metas ousadas conseguiu superar as marcas propostas e foi além, como explica o coordenador-executivo do programa MPS.BR., Kival Weber “No lançamento do programa as metas eram muito ambiciosas, mas após dez anos podemos ver que foram todas superadas e mais, nós fomos além. Hoje temos números expressivos com relação ao que foi alcançado nessa área no resto do mundo”.

Em 2013 foi atingida a marca histórica de 500 avaliações MPS de Software (MPS-SW) em outubro. Hoje são 515 avaliações, além disso, quase seis mil profissionais capacitados e mais de 1.300 pessoas habilitadas ao longo desses dez anos.

Coordenado pela Softex, o programa mobilizador MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro conta com investimentos das empresas e apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID/FUMIN) e do SEBRAE.

O modelo MPS-SW está em conformidade com as normas internacionais ISO/IEC 12207 e 15504; é compatível com o modelo CMMI – Capability Maturity Model Integration; adota as melhores práticas da Engenharia de Software, além de ser adequado, tanto sob o ponto de vista técnico como de custos, à realidade das companhias nacionais de qualquer porte.

Fonte: Softex

Compartilhar