Dez passos para o sucesso

Dez passos para o sucesso

Analisar sua carreira e revisitar as atividades inerentes à profissão ou ao emprego pode resultar em mais energia mental e melhor rendimento

Da mesma forma como pode ser útil arrumar o armário de tempos em tempos para verificar o que ainda é possível manter ou o que precisa ser descartado, analisar a carreira periodicamente pode ser uma maneira interessante de impulsioná-la. Isso porque revisitar as atividades inerentes à profissão ou ao emprego pode resultar, inclusive, em uma melhor organização, mais energia mental e melhor rendimento.

Elimine o que pode trazer distração
Identifique as tarefas que você pode descartar. “Analisar a carreira tem tudo a ver com garantir que ações que você toma no dia-a-dia vão ajudar em sua prioridade número 1”, diz John McKee, fundador e presidente da BusinessSuccessCoach.net, consultoria profissional baseada nos Estados Unidos.

Comece definindo suas metas, projetando onde você quer estar em cinco anos, como em uma alta posição executiva ou em uma nova companhia, ressalta. Inclua também suas aspirações pessoais. Posteriormente, estabeleça objetivos anuais para atingir sua meta e esboce passos para alcançá-los neste período. Se as tarefas pelas quais você é responsável não suportam seus objetivos pessoais, fale com seu gerente sobre como delegá-las ou, eventualmente, solicitar uma troca de papéis.

Aprenda a lidar com conflitos
Evitar um colega ou um projeto difícil pode comprometer sua eficiência no trabalho, diz Daniel Markovitz, fundador e presidente da TimeBack Management. “A melhor forma não é virando as costas. As coisas vão ficar ainda piores”, enfatiza.

Coloque uma tarefa não muito agradável no topo de sua lista de afazeres e fragmente-a em vários pedaços pequenos, alerta Markovitz. “Imagine que eu lhe dê um salame de 60 metros e diga: bom apetite. Mas, e se eu quebrá-lo em diversos pedacinhos saborosos? Repentinamente, ele parecerá totalmente gerenciável”, ressalta.

Se você está evitando uma situação desagradável, considere o alívio que você terá depois de tê-la resolvido, conclui.

Gerencie melhor o e-mail
Uma caixa de e-mail entupida de mensagens pode dar a impressão de que você tem mais para fazer do que realmente existe.

E-mails que não necessitam uma resposta imediata podem ser armazenados em uma pasta específica enquanto você responde mensagens mais urgentes. Para tirá-las do caminho, envie uma resposta rápida e padrão tal como “Obrigado pela mensagem. Retornarei assim que possível”, alerta Markovitz. Posteriormente, armazene o e-mail em uma pasta chamada “não-lidas”, com um lembrete para analisá-las posteriormente.

Uma forma de reduzir o fluxo de e-mail é analisar newsletters, listas de discussão e outras correspondências eletrônicas que não fazem tanta diferença em sua carreira. “Em alguns casos, essas pessoas concluem que esse tipo de correspondência não é tão interessante ou relevante quanto pareciam”, diz.

Prime pela produtividade e menos pela conversa
Bater papo é comum no ambiente de trabalho, mas socializar em excesso pode ser um empecilho quando você está tentando terminar alguma coisa. Para escapar educadamente de uma situação como essa, diga que você tem um prazo a cumprir e se ofereça para conversar em algum outro momento, como na hora do almoço, indica Ariane Benefit, fundadora da consultoria de carreira Agile Life Design.

Não “cortar” um colega que se engaja em seções repetitivas de bate-papo pode deter a produtividade. Isso envolve inclusive evitar até mesmo passar perto daquele que já tem uma atração extra por um papo. “Às vezes você tem literalmente que evitar passar perto daquele espaço”, diz a executiva.

Quando for impossível desviar dessas pessoas, especialmente quando elas trazem um bocado de reclamações, tente enfatizar o lado positivo da situação. “Se você sempre trouxer  algo pelo lado positivo, elas vão se cansar de vir até você porque não vão se satisfazer com aquela resposta”, complementa.

Mas de forma geral, pode-se dizer que essas são apenas algumas dicas extras para turbinar a carreira. Os consultores continuam enfatizando a necessidade de reciclagem profissional e o máximo de qualificação possível, elementos que devidamente combinados com um aproveitamento satisfatório das oportunidades são o caminho para o sucesso.

Dez mais quando o tema é “a chave para o sucesso”
Abaixo, listamos as ações fundamentais para um líder de TI crescer o mais rápido possível na empresa, a partir dos votos dos membros do CIO Executive Council.

1 – Entenda a estratégia da corporação e como o seu departamento pode se alinhar a ela.

2 – Comunique suas metas, objetivos e estilo de liderança à sua equipe.

3 – Identifique os fatores-chave do sucesso para TI a partir das perspectivas do negócio como um todo.

4 – Estruture seus dias e semanas para ter tempo de aprender mais, sempre elaborando planos de longo prazo sem ignorar os valores criados de imediato.

5 – Trabalhe com cada grupo de seu departamento para sentir a dinâmica entre eles e as peculiaridades de cada um dos funcionários.

6 – Estabeleça relações interpessoais com pessoas influentes.

7 – Entenda o histórico e as relações correntes entre o departamento de TI e cada unidade de negócio da corporação.

8 – Procure acertar o mais rapidamente possível os alvos pretendidos por seu chefe.

9 – Identifique as redes de contato informais dentro da organização. Quem é o braço direito do chefe? Em quem da linha de frente confiar? A que exemplo seguir?

10 – Converse com seu chefe e, com perguntas sutis, procure entender o que ele considera sucesso e o que ele espera do seu desempenho.

Fonte: http://cio.uol.com.br

Compartilhar